“ABVL”-Sua Sentença e os Vôos Duplos.

Uma constante de certos grupos é o apelo a distorções como forma de se obter apoio. É incrível, mas ao invés de defender os direitos dos praticantes, há quem obtem apoio fazendo justamente o contrário. Neste 6631contexto é que se insere mais uma bobagem que são osVôos Duplos Instrucionais“,que não passam de mera simulação do que na verdade acontece e como a sentença que a ABVL sofreu demonstra é irrelevante se o vôo duplo está sendo realizado a título de lazer ou de instrução.Neste trecho os Desembagadores que julgaram a ABVL deixam isto muito claro:

Ressalte-se, por outro lado, que, pelos dados constantes na reportagem jornalística acima mencionada, torna-se inconcebível acatar a tese defendida pelas Associações, no sentido de que todos aqueles que praticam vôo duplo, o fazem para fins de instrução, por pretenderem se tornar pilotos, principalmente, quando destacado que grande parte dos ‘voadores’ são turistas.

Ressalte-se, ainda, que, segundo propaganda virtual acerca do curso para pilotagem de asa delta da ABVL (fl. 340), ‘o aluno inicia correndo com a asa no plano para aprender a equilibrá-la no ombro e aprender a dar o stol final, para parar a asa.’ Ou seja, tal assertiva vai de encontro com a do representante das Associações no sentido de que o vôo duplo seria o primeiro ato do curso de instrução para piloto de asa delta (fl. 639).

De qualquer forma, o que vem ao caso é que, tendo ou não a finalidade de instrução, as Associações obtém proveito econômico com a prática da atividade de vôo duplo de asa delta, e como tal, enquadram-se como fornecedoras da prestação de um serviço, de instrução ou de lazer, mas, efetivamente, de um serviço (art. 3°, § 2° do Código de Defesa do Consumidor -Lei nº 8078/90).

Cuida-se de serviço de alto risco, prestado mediante remuneração, e, como todos aqueles que detém um bônus, devem suportar o ônus correspondente.”

Quem já assistiu as minhas palestras nas Clínicas de Formação de Instrutores da ABP, sabe muito bem que há pelo menos 10 anos venho esclarecendo o segmento sobre estes fundamentos, em que os Desembargadores do Tribunal Federal lastrearam suas decisões.
Sem+Título-1Tanto esta sentença que deixou claro a responsabilidade da ABVL, quanto a recente resposta da ANAC que declarou que pelas disposições do Código Brasileiro de Aeronáutica ela não possui qualquer tipo de competência sobre as regras de prática esportiva do parapente, demonstram o quanto de desinformação o nosso meio vem sendo vítima. O mais incrível é obter apoio ao defender a distorção, mentira e tudo aquilo que porventura prejudique os direitos dos praticantes. Certas coisas destes grupos são de dar dó, outras de dar medo e muitas de condenação, que espero que seja apenas a primeira de muitas. Finalizando, se uma entidade nacional faz um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal,mesmo em termos absolutamente inapropriados, ele se restringe somente a aquela entidade, ainda mais quando se trata da operação numa rampa que ela tem em seu “quintal” e que nunca sequer conseguiu organizá-la. Lembrando que a ABVL tem como associado poucas entidades estaduais, alguma delas totalmente irregulares, meras sociedades de fato, como a Mineira que não registra documentos em cartório desde 1992. Por sinal, as mesmas que pagarão junto com a ABVL as condenações que porventura ela sofrer. Administração esportiva é coisa séria, para gente capacitada. Chega de conversa mole no parapente brasileiro !

Anúncios

4 Respostas to ““ABVL”-Sua Sentença e os Vôos Duplos.”

  1. Fábio Barretto FAva Says:

    Excelente Post, Cláudio! Precisamos de mais discussão sobre todos estes temas, e finalmente levarmos adiante nossa independência. Por que um sujeito pode pagar um vôo panorâmico de ultraleve mas não de parapente? Peço desculpas pela minha eventual ignorância nos temas jurídicos, e agradeço sempre por termos gente como você nos ajudando a sair da lama em que fomos colocados. Forte abraço e meu incentivo pessoal a sempre seguir adiante!

  2. fabio Says:

    sobre o voo duplo de instrução, é uma grande besteira dizer que é de instrução, pois todos nos voadores sabemos que na realidade não passa de mera transação comercial e por isso sabemos também que aqueles que os fazem só estão apenas vizando os lucros o dinheiro. sou praticante de voo livre á vários anos, comecei com asa , hoje estou no parapente, também sou piloto de duplo não comercial, nivel lll, como sempre fui. hoje aqueles que voam a bem menos tempo que eu e que fazem o chamado voo de instrução querem mudar as regras para poder dificultar aqueles que só os fazem por lazer, ou para levar um amigo, cobram coisas que nem eles tem , como , por exemplo, ter participado de campeonatos percorrendo a distancia de apenas 350km em cros, isso é ridículo , tudo funciona com a chamada panelinha, tenho minha carteira emitida pelo clube e pela abvl, há varios anos, e hoje , para poder voar no meu sítio de voo, estão me exigindo o nivel lV e instrutor, como que se aqueles que os têm, fossem realmente instrutores.

    • Claudio Consolo Says:

      O meio sabe muito bem como são feitas as distribuição de “carterinhas” desta associação que você citou e simplesmente aceita em silêncio este verdadeiro crime contra a segurança esportiva.Parabens pelo testemunho.

  3. Tica Says:

    POXA ESTOU HÁ MESES TENTANDO DENUNCIAR UM FALSO PROFESSOR DE PARAPENTE MAS SEM EXITO POIS ABVL NAO TOMA PROVIDENCIAS ALGUMA.PASSEI O NOME DO “PROFESSOR´´ O LOCAL DE ONDE TEM PRATICADO ESSES VOOS KAMIKAZE PQ ELE NAO TEM DOCUMENTAÇAO ALGUMA QUANDO INDAGAMOS SOBRE SUA “CARTERINHA ´´ ELE DIZ QUE STA ATRASADO COM SUA DOCUMENTAO E A ABVL NAO TOMA PROVIDENCIA ALGUMA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: