Você sabia que os esportes de aventura e radical possuem definição?

Participei da Comissão Especial de Esportes de Aventura do Ministério do Esporte que teve como finalidade criar a definição de esportes de aventura e radical. Este foi o resultado do trabalho:

“RESOLUÇÃO Nº 18, DE 9 DE ABRIL DE 2007

Recomenda a adoção dos conceitos de esporte de aventura e esporte radical.

O MINISTRO DE ESTADO DO ESPORTE E PRESIDENTE

DO CONSELHO NACIONAL DO ESPORTE, no uso de suas atribuições, considerando a competência do Conselho Nacional do Esporte – CNE, em emitir pareceres e recomendações sobre questões desportivas nacionais, assim definidas no inciso III do art. 11, da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998 e suas alterações;considerando a reivindicação do segmento esportiva transcrita no documento “Esporte de Aventura – Carta de São Paulo”, de 25 de agosto de 2005, de emanar de uma comissão de esporte de aventura no âmbito do Conselho Nacional do Esporte uma proposta de conceituação do esporte de aventura, que estimule a sua organização e o seu desenvolvimento no País;considerando a proposta apresentada pela Comissão de Esporte de Aventura, instituída nos termos da Resolução nº 15, de 19 de setembro de 2006; econsiderando o que decidiu o Plenário do CNE na 14a Reunião Ordinária realizada dia 09 de abril de 2007; recomenda:

Art. 1º Que se identifique no País como:

I – Esporte de aventura: O conjunto de práticas esportivas formais e não formais, vivenciadas em interação com a natureza, a partir de sensações e de emoções, sob condições de incerteza em relação ao meio e de risco calculado. Realizadas em ambientes naturais (ar, água, neve, gelo e terra), como exploração das possibilidades da condição humana, em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos, da formação de recursos humanos e comprometidos com a sustentabilidade sócio-ambiental.

II – Esporte radical: O conjunto de práticas esportivas formais e não formais, vivenciadas a partir de sensações e de emoções, sob condições de risco calculado. Realizadas em manobras arrojadas e controladas, como superação de habilidades de desafio extremo.

Desenvolvidas em ambientes controlados, podendo ser artificiais, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos, da formação de recursos humanos e comprometidos com a sustentabilidade sócio-ambiental.

Art. 2º Esta Resolução entrará em vigor na data de sua

publicação.

ORLANDO SILVA”

imagens-de-paisagens-em-papel-de-parede

Acesse o resto do Blog- Tem muita informação sobre esportes de aventura. https://cconsolo.wordpress.com -Divulgue este Blog entre quem gosta de esporte de aventura e é ligado a Educação Física.

A propriedade de nenhuma imagem apresentada está reivindicada, caso não esteja prontamente identificada sua origem, ou em caso específico. Todo material identificado como possuidor de direitos autorais pertence aos seus respectivos proprietários. Se você possui os direitos de quaisquer imagens e não deseja que sejam exibidas, entre em contato por e-mail e todas serão prontamente removidas.

Claims no credit for any pictures featured in this website, if their source are not specified or in any particular case. All visual content is copyrighted to it’s respectful owners. If you own rights to any of the images, and do not wish them to appear in this site, contact us by mail and they will be promptly removed.

Anúncios

5 Respostas to “Você sabia que os esportes de aventura e radical possuem definição?”

  1. Denis Lima Says:

    Excelente matéria…
    Parabéns!

  2. Wilson Quintino Says:

    Em relação a matéria que vc bem frizou acredito mesmo que temos que nos organizar pois só assim que nosso esporte poderá crescer respeitando as normas regimentais da nossa ABP. Claudio, pode contar conosco da ASAS DA AMAZONIA, para vamos sim convocar assembleia e expor a materia para que podemos estudar melhor tudo que for de importante para nosso esporte. Em relação ao seguro foi uma grande vitoria da ABP, conseguir pois sabemos que não é facil fazer um seguro pra esporte radical.

  3. Cristiano Says:

    Parabéns pela Matéria, Super-Importante e interessante pois assim como Eu outras pessoas se complicam meio a estas definições! valeu<

  4. Claudio Consolo Says:

    Beth, assessoro a Associação Brasileira de Parapente- ABP http://www.abp.esp.br neste assunto e participei de uma reunião com a ANAC no Rio de Janeiro sobre este tema. A pedido da ABP formulei o posicionamento da entidade, pela total ilegalidade da proibição sob o fundamento legal utilizado pelo MPF, mas válido por conta da falta de segurança no local. O assunto é extenso e nos dias 2 a 4 de Julho a ABP fará mais uma Clinica Nacional de Formação de Instrutores, onde palestro sobre legislação esportiva, responsabilidade civil, criminal e consumerista aplicados ao ensino e prática do parapente. Te garanto que NÂO HÁ lacuna alguma na lei em relação ao Parapente e qualquer outro esporte de aventura na comercialização das suas atividades esportivas. Se quiser entre no site da ABP e faça a sua inscrição para o evento, porque ele é aberto para todo mundo, inclusive não praticantes.

  5. Sergio Says:

    Um absurdo o que aconteceu no Rio de Janeiro em relação ao acidente com a irmã de um ator num voo de parapente. Até quando fecharemos os olhos para pessoas despreparadas e clandestinas que se intitulam, “INSTRUTORES”?!!!
    Esse é o retrato do Brasil. Pessoas com atuação incansavél pela segurança e profissionalismo no parapente como o Dr. Claudio, continuam lutando, mas é uma luta ingloria. Até quando….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: